quinta-feira, 6 de abril de 2017

06 de Abril de 1896: Início dos primeiros Jogos Olímpicos da era moderna

O renascimento dos Jogos Olímpicos ficou a dever-se a um jovem nobre francês, Pierre de Coubertain, que pretendia implementar um programa educacional em França, que se aproximasse da noção das Olimpíadas da Grécia Antiga em relação ao desenvolvimento de corpo e mente. A determinação do Barão de Coubertain acabou por ser essencial para o movimento olímpico moderno.
Na primavera de 1894, Pierre de Coubertain organizou um congresso internacional onde estiveram presentes delegados de vários países e de onde saiu a ideia, aprovada por unanimidade, de fazer renascer os Jogos Olímpicos. Foi na Sorbonne, em Paris, a 23 de  Junho de 1894, que o Barão de Coubertain anunciou o início dos primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna. A olimpíada foi realizada dois anos depois, em 1896, em Atenas,  entre os dias 6 e 15 de AbrilA Grécia ainda usava o calendário juliano à época; de acordo com este calendário, os Jogos  iniciaram-se a 25 de Março e encerraram a 3 de Abril.Nestes primeiros Jogos Olímpicos participaram cerca de 300 atletas em representação de 13 países. Os gregos ganharam a maior parte das medalhas em disputa (47). o vencedor de cada prova tinha direito a uma medalha de prata. Os Jogos de 1896 incluíram 43 provas de nove desportos diferentes: ciclismo, esgrima, ginástica, ténis, tiro, natação, atletismo, halterofilismo e luta livre. Foi nos Jogos Olímpicos, em Atenas, que se correu pela primeira vez a distância da maratona.A maioria dos participantes nestas olimpíadas eram estudantes universitários ou membros de associações desportivas. Não havia ainda o conceito de competição entre países. O sucesso do evento fez com que o espírito olímpico continuasse e fosse marcada a segunda edição dos Jogos Olímpicos da Era Moderna para Paris, em 1900.


Jogos Olímpicos de Atenas, 1896. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2013. 




Ficheiro:Baron Pierre de Coubertin.jpg
O Barão Pierre de Coubertin



Ficheiro:Athens 1896 report cover.jpg
Cartaz alusivo aos Jogos

Ficheiro:Spiridon louis.jpg



Spiridon Louis, ex-pastor de ovelhas e carteiro grego, herói nacional ao vencer a primeira maratona disputada na história.

Sem comentários:

Enviar um comentário