domingo, 9 de abril de 2017

09 de Abril de1865: Termina a Guerra de Secessão nos Estados Unidos da América, após batalha de Appomattox

No dia 9 de Abril de 1865, a batalha de Appomattox encerra a Guerra de Secessão. As primeiras ofensivas da guerra, quatro anos antes, mostraram vantagem das tropas sulistas. Depois, a sorte viraria a favor do Norte, os Yankees, muito mais numerosos e bem equipados.
As tropas do norte ganham a Batalha de Antietam em 17 de Setembro de 1862 e, principalmente a de Gettysburg, em 3 de Julho de 1863. Como corolário, o general Ulysses Simpson Grant toma a 3 de Abril de 1865 a cidade de Richmond, capital dos Confederados do Sul. Enquanto o presidente confederado Jefferson Davis fugia, amargando o pó da derrota, o presidente Lincoln faz uma entrada triunfal, aclamado pelos escravos negros e alguns pobres brancos.
O comandante do exército sulista, general Robert Edward Lee, só dispunha de 26 mil homens famintos e andrajosos. Encurralado nas proximidades de Richmond pelas forças dos generais Grant e Sheridan, tenta uma última cartada para escapar de Appomatox. Os seus homens conseguem penetrar e atravessar uma primeira linha da tropa de cavalaria inimiga, mas são cercados pelos regimentos de infantaria, camuflados nos arredores.
Durante uma semana, Lee tentara escapar de Grant em direcção a oeste para Richmond e Petersburg, na Virginia. Após um cerco de dez meses em torno das duas cidades, as forças da União romperam as defesas, obrigando Lee a recuar. Os Confederados moveram-se ao longo do rio Appomattox, rumo ao sul, com o general Phillip Sheridan seguindo-os de perto. O exército de Lee tinha pouca comida e os soldados começaram a desertar em grande número. Quando Lee chegou a Appomattox, percebeu que seu caminho estava bloqueado. Não teve outra alternativa a não ser propor um encontro com Grant.
Reuniram-se numa casa da localidade às duas horas da tarde de 9 de Abril. Lee estava deslumbrante no seu uniforme. Grant chegou trajando uma simples jaqueta de soldado, um tanto suja devido ao longo trajecto. Falaram da sua participação na Guerra do México para, em seguida, tratar do assunto principal. Grant ofereceu generosos termos de rendição. Os oficiais poderiam ficar com as suas armas pessoais e todos seriam libertados para retornar aos seus lares. Poderiam também levar os seus cavalos para ajudar a semear os campos e transportar a família durante o Inverno seguinte. Os papéis foram assinados e Lee preparou o retorno dos seus homens.
Numa das grandes ironias da guerra, a rendição ocorreu na sala de estar da casa de  Wilmer McClean. Ele tinha morado às margens do Bull Run, Virgínia, palco da primeira grande batalha da Guerra em Julho de 1861. Buscando um refúgio seguro, decidiu mudar-se do corredor Washington-Richmond para evitar os confrontos que certamente ocorreriam ali.
Embora ainda houvesse tropas confederadas em campo, a guerra estava formalmente encerrada. Entretanto, o general confederado Joseph Johnston só se renderia ao general Sherman em 26 de Abril de 1865.
A última rendição ocorreria em 23 de Junho do mesmo ano, quando o general de brigada Stand Watie, um chefe cherokee e o único general indígena da Guerra de Secessão depuseram as armas. Jefferson Davis, presidente da Confederação sulista tentou fugir para o México, porém foi detido por uma coluna de cavalaria. Ficou preso sem julgamento durante dois anos.
Quatro anos de derramamento de sangue tinham deixado uma marca devastadora: 360 mil da União e 260 mil confederados tinham perdido a vida na Guerra Civil norte-americana.
wikipedia (imagens)
Ficheiro:Battle of Antietam by Thulstrup.jpg
A Batalha de Antietam, 1862 - Thure de Thulstrup


 Ficheiro:The Peacemakers 1868.jpg
Os pacificadores no navio River Quenn, Março de 1865. Sherman,GrantLincoln e Porter representados discutindo planos para as últimas semanas da guerra civil - autor da obra, George Peter Alexander Healy

Sem comentários:

Enviar um comentário