sexta-feira, 28 de abril de 2017

28 de Abril de 1855: Nasce o pintor José Malhoa

Pintor português, nascido a 28 de Abril de 1855, nas Caldas da Rainha, José Malhoa frequentou a Academia de Belas Artes, sendo discípulo de Lupi e Anunciação. Assumiu integralmente a pintura em 1881, após o sucesso do quadro Seara Invadida.
Imprimiu uma certa crueza à tradição romântica de que fora herdeiro, pintando o quotidiano do homem do campo, impregnado de sentimentalismo cristão e de um pitoresco paganismo, ou ainda o meio popular dos fadistas. Os Bêbados (1907) e O Fado (1910) figuram entre as suas obras mais conhecidas. Por último, representou o outono (1918) com uma sensibilidade impressionista.
Realizou inúmeras exposições, tanto em Portugal como no estrangeiro, designadamente em Madrid, Paris e Rio de Janeiro. Foi pioneiro do Naturalismo em Portugal, tendo integrado o Grupo do Leão.
O prestígio atingido ainda em vida valeu a José Malhoa numerosas consagrações e homenagens, assim como muitos discípulos e seguidores. Veio a falecer em Figueiró dos Vinhos em 26 de Outubro de 1933.
Na cidade de Caldas da Rainha situa-se o Museu José Malhoa. A 17 de Junho de 1933, um despacho ministerial confirma um parecer favorável do Conselho Superior de Belas Artes, autorizando a criação do “Museu José Malhoa”. O Museu seria, então, inaugurado a 28 de Abril de 1934, dia do aniversário de José Malhoa, que havia falecido a 26 de Outubro do ano anterior; o Museu foi, provisoriamente, instalado na “Casa dos Barcos”, no Parque D. Carlos I, um edifício cedido pelo Hospital Termal, abrindo anualmente ao público entre 28 de Abril e 26 de Outubro.

O projecto definitivo, dos arquitectos Paulino Montês  e Eugénio Correia, é concluído em 1937. A 11 de Agosto de 1940, dá-se a inauguração do edifício, no âmbito dos festejos provinciais dos Centenários da Fundação e da Restauração de Portugal.
José Malhoa. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2013
.wikipedia (Imagens)

Ficheiro:Jose malhoa.jpg
José MalhoaFicheiro:Jose malhoa fado.jpg
O Fado - José Malhoa
Ficheiro:Jose malhoa bebados.jpg
Os Bebados ou Festejando o S. Martinho - José Malhoa
Ficheiro:Pq d carlos i museu de jose malhoa.JPG
Museu José Malhoa - Caldas da Rainha

1 comentário:

  1. Olá, eu sei que essa publicação não tem nada a ver com a temática do blog, mas poderia permitir ainda assim? Me ajudaria muito!

    Trabalho com música ao vivo no Rio de Janeiro, esse é um vídeo de um cover meu, se puder, me ajuda curtindo a minha página, pois aumentará meu ranque nos buscadores e as chances de contratação! Muito obrigado! Deus te abençoe!

    https://www.facebook.com/cantorfelipemedeiros
    (Cantor Felipe Medeiros)

    https://www.youtube.com/channel/UCMmfFvR37Y_ngSWzcd755Xw
    (Felipe Medeiros Oficial)

    Trabalho também com banda para festa, banda para
    casamento e voz e violão no Rio de Janeiro (Irajá, Madureira, Vila da Penha, Vista Alegre, Copacabana Méier etc.).

    ResponderEliminar