domingo, 16 de abril de 2017

Os Ovos de Páscoa Fabergé

Peter Carl Fabergé também conhecido como Karl Gustavovich Fabergé (30 de Maio, 1846 - 24 de Setembro, 1920), foi um joalheiro russo nascido em São Petersburgo. Especializou-se na confecção de obras com motivos de arranjos florais, grupos humanos e animais. Actualmente é mais conhecido pelos seus famosos ovos de páscoa, conhecidos como Ovos Fabergé realizados para a família imperial russa, e que os czares Alexandre III e Nicolau II ofereciam anualmente aos seus familiares.Com uma excelente reputação como desenhador, trabalhava com pedras preciosas, semipreciosas e metais e realizava desenhos de diferentes estilos, como russo antigo, grego, renascentista, barroco, Art Nouveau, naturalista e caricaturesco.
Os ovos Fabergé foram realizados  por Peter Carl Fabergé e os seus assistentes no período de 1885 a 1917 para os czares da Rússia.Os ovos, cuidadosamente elaborados com uma combinação de esmalte, metais e pedras preciosas, escondiam surpresas e miniaturas encomendados e oferecidos na Páscoa entre os membros da família imperial russa.  
Na Páscoa de 1885 o czar Alexander III resolveu inovar. Ele encomendou a Fabergé, joalheiro oficial da corte imperial russa desde 1882, o presente para sua esposa, a czarina Maria Feodorovna.
A partir de então, Fabergé passou a receber a encomenda de um novo presente a cada ano, com a condição de que a peça fosse única e contivesse, no seu interior, uma surpresa inesquecível para a Imperatriz.
Com grande criatividade e talento técnico, Fabergé anualmente superava o desafio, buscando inspiração em factos da vida do casal imperial. Os motivos tornaram-se temáticos: cenas da história da Rússia, a inauguração da estrada de ferro que ligava Moscovo à Sibéria e actos de bravura dos militares.
Assim que um tema era escolhido, uma equipa de artesãos - dentre os quais Michael Perkhin, Henrik Wigström e Erik August Kollin - começava a trabalhar no projecto. Dezenas de clientes particulares apareceram com fama despertada pelos ovos imperiais.
Dos 65 ovos Fabergé grandes conhecidos, existem apenas 57. Dez dos Ovos Imperiais de Páscoa estão expostos no Palácio do Arsenal do Kremlin, em Moscovo.

Após a Revolução de 1917, a ‘’Casa Fabergé’’ foi nacionalizada pelos bolcheviques e a família Fabergé fugiu para a Suiça onde Peter Carl Fabergé faleceu em 1920.
Fontes: Wikipédia (Imagens)


Ovo Rose Trellis 
Arquivo: Casa de Fabergé - Rose Trellis Egg - Walters 44501.jpg
Arquivo: Casa de Fabergé - Gatchina Palácio Egg - Walters 44500 - Open View B.jpg
Ovo Palácio Gatchina 
Arquivo: Peterthegreategg.JPG
Ovo Pedro, o Grande
Arquivo: Karl Gustavovich Faberge.jpg
Peter Carl Fabergé



Sem comentários:

Enviar um comentário