segunda-feira, 1 de maio de 2017

01 de Maio de 1931: Inauguração do "Empire State Building", em Nova Iorque

O Empire State Building foi projectado por William F. Lamb e a sua empresa de arquitectura Shreve, Lamb e Harmon. O  projecto do edifício foi realizado em apenas duas semanas usando o projecto do edifício Reynolds de Wiston-Salem, da Carolina do Norte como  base. Os construtores foram Starrett Brothers e Eken e o projecto foi financiado por John J. RaskobA construção durou apenas 18 meses, com mais de 3.400 trabalhadores arriscando diariamente a vida na mais alta estrutura feita pelo homem até então. A maior parte dos trabalhadores eram imigrantes europeus, mas  centenas de índios Mohawk ("Moicanos") também estavam entre os operários.
O experiente fotógrafo Lewis Hine acompanhou a construção e documentou todo o processo em fotografias que se tornaram históricas.
Após sua inauguração, no dia 1 de Maio de 1931, em plena depressão, o edifício ficou conhecido como "Empty Space Building", pois não havia interesse na ocupação dos escritórios, por isto o prédio que ostentou durante 41 anos o título de mais alto do mundo  tornou-se apenas rentável na década de 50.
Hoje médicos, dentistas, advogados, agências de viagem, arquitectos, engenheiros, consultores, professores particulares, bancos e muitos outros ocupam os seus escritórios.
No início dos anos 30 o cinema aproveitou o prédio "novo em folha" num dos seus filmes de maior sucesso, "King Kong"(1933).
Em 28 de Julho de 1945, durante a Segunda Guerra Mundial, quando o conflito na Europa já havia acabado e o Japão estava na iminência de render-se,  um bombardeiro americano B-25 em missão de rotina chocou contra o 79º andar numa manhã de muita névoa, matando 13 pessoas e ferindo outras 26. Porém, apesar do choque e do incêndio provocado pelo acidente, não houve nenhum dano estrutural, e a construção feita em tempo recorde mostrou-se extremamente resistente.


wikipedia (imagens)

Resultado de imagem para empire state building old photos
Ficheiro:Old timer structural worker.jpg
Um trabalhador durante a construção; o Chrysler Building pode ser visto ao fundo
Lewis W. Hine, "Icarus Empire State Building"
Ficheiro:Empire State Building from the Top of the Rock.jpg

Sem comentários:

Enviar um comentário