sexta-feira, 16 de junho de 2017

16 de Junho de 1829: Nasce o chefe Apache Jerónimo

Nativo americano, Jerónimo nasceu em Clifton, no atual território do Arizona, no dia 16 de junho de em 1829 e faleceu a 17 de fevereiro de 1909, em Fort Sill. Chefe da tribo índia de Chiricahua, do grupo étnico Apache, protagonizou o último episódio das Guerras Índias.
Após o assassinato da sua mulher, dos seus filhos e da sua mãe, pelos mexicanos, em 1858, Jerónimo tomou parte em ataques a colonos, mas terá acabado por assentar numa reserva.
Em 1876, o Governo norte-americano tentou deslocar esta tribo apache do seu solo tradicional, San Carlos no Novo México, o que instigou a sua participação em novos ataques contra os estabelecimentos dos colonos por um período de dez anos, durante os quais visitava regularmente a sua terra natal. Em 1886 foi capturado pelas forças norte-americanas, lideradas pelo general George Crook, e foi forçado a assinar um tratado pelo qual o seu povo seria reinstalado na Florida. Passados dois dias Jerónimo fugiu e deu continuidade à luta contra os colonos.
Os americanos organizaram uma busca para recapturar o fugitivo, comandada pelo general Nelson Miles, que foi eficaz, porque o prisioneiro em fuga foi preso no México em setembro do mesmo ano.
O seu povo foi instalado primeiro na Florida, depois no Alabama, e por fim em Fort Sill, Oklahoma, onde se vieram a tornar camponeses. O seu líder ter-se-á convertido ao cristianismo, e chegou a participar na tomada de posse do presidente Theodore Roosevelt, em 1905.
Poucos anos antes de morrer, Jerónimo ditou as suas memórias que foram publicadas em 1906, sob o título Geronimo's Story of His Life.
Jerónimo, o Índio. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2014.
wikipedia (imagens)

 
Jerónimo fotografado por Frank A. Rinehart, 1898
 

Sem comentários:

Enviar um comentário