sábado, 24 de junho de 2017

24 de Junho de 1519: Morre Lucrécia Bórgia

Lucrécia Bórgia nasceu em Roma no ano de 1480, filha de Rodrigo Bórgia mais tarde papa Alexandre VI e de uma das suas concubinas favoritas, Vanozza Cattanei. Para além de Lucrécia, Rodrigo e Vanozza tiveram mais três filhos, César (1475) Giovanni (1474) e Gioffre (1481). O cardeal Bórgia confiou a educação de Lucrécia  a uma jovem viúva, Adriana Orsini, sua prima e confidente, que introduziu Lucrécia no conhecimento das artes mais cultas e refinadas. Com Adriana aprendeu latim, grego, italiano, castelhano e francês, bem como música, canto e desenho.
Lucrécia casa-se com Giovanni Sforza em Junho de 1493, não se tendo consumado o casamento devido à idade da noiva (13 anos). Devido à política de alianças dos Bórgia, o casamento de Lucrécia com Giovanni Sforza deixa de ter interesse, e a presença de Giovanni Sforza na corte papal era supérflua. Giovanni Sforza acusa Lucrécia de incesto com os seus irmãos e até com o próprio pai, acusações que nunca vieram a ser provadas. O papa afirmou que o casamento da sua filha não tinha sido consumado e era, portanto, inválido.Em seguida, começou um longo processo para permitir a anulação do casamento. Argumentou-se que a relação tinha sido estéril. 
Em Dezembro de 1494, dois membros da cúria confirmaram que Lucrécia era virgem e ela retirou-se para o convento de S. Sisto em Roma aparecendo pouco tempo depois grávida. A paternidade da criança é amplamente discutida até aos dias de hoje. Em Março de 1498, o embaixador de Ferrara afirmou que Lucrécia tinha dado à luz, mas isto foi negado por outras fontes. No entanto, uma criança nasceu na família Bórgia um ano antes do casamento de Lucrécia com Afonso de Aragão; foi baptizado com o nome de Giovanni, mas é conhecido como oInfante Romano. Em 1501, duas bulas papais foram emitidas sobre a criança. Na primeira, foi reconhecido como filho de César de um caso antes do seu casamento. A segunda bula, contraditória, reconheceu-o como o filho do Papa Alexandre VI.O nome de Lucrécia não é mencionado em qualquer uma delas, e os rumores de que ela era sua mãe nunca foram provados. 

Lucrécia casa-se pela segunda vez  com 18 anos  em 1498  com um jovem de 17, Afonso de Aragão, duque de Biscegli.  Lucrécia ficou grávida e a pedido de seu irmão César, vai com o marido para Roma para que lá nascesse o filho que, viria a chamar-se de Rodrigo.Afonso  aparece mais tarde assassinado (1500). Lucrécia Bórgia passou à história como a culpada deste assassinato. Dizia-se que Biscegli fora vítima de um de seus venenos, apesar de a acusação não ter fundamento algum.
Em 30 de Dezembro de 1501 Lucrécia casa-se com Afonso d´Este filho do poderoso Duque de Ferrara.
Com a morte do sogro em 1505, ela e marido herdaram o ducado de Ferrara. No mesmo ano, deu à luz o filho, Afonso. A criança morreu semanas depois, mas três anos depois o casal teve outro menino, Hércules. Depois deste, vieram outros filhos: Hipólito (1509), Francesco (1516), Alexandre (1514), Eleanora (1515), e Isabel Maria (1519). Um ano após a sua nomeação como duquesa, Lucrécia fica como regente em Ferrara. Aproveitando a oportunidade mostrou outra simpatia comum de sua família: a vontade de ajudar o povo judeu, criando um édito que proibia terminantemente qualquer tipo de discriminação contra os judeus. Lucrécia em Ferrara formou a chamada "Corte das Letras" Para além de escritores e poetas, na sua corte reuniam-se pintores como Ticiano e Veneto, entre outros. Em 1508, Lucrécia recebe o humanista Erasmo.
Lucrécia faleceu a 24 de Junho de 1519, aos 39 anos de idade devido a complicações após dar à luz o seu oitavo filho.
Foi uma figura destacada do renascimento, período de grandes acontecimentos culturais intelectuais e políticos. Filha de um homem controverso com muitos inimigos esteve sempre envolvida em boatos e polémicas que nunca foram confirmados. 
Fontes: The Borgias - Lucrezia
aprendemos-vícios e virtudes Lucrécia Bórgia
wikipedia (Imagens)
Retrato de Lucécia Bórgia - Bartolomeo Veneto 
Retrato de Lucrécia Bórgia - Dosso Dossi
Um copo de vinho com César Borgia - John Collier
César oferece vinho a um convidado. Ao lado dele estão Lucrezia e Alexandre VI

Sem comentários:

Enviar um comentário