sábado, 17 de junho de 2017

Sabe quem foi Joseph James Forrester, Barão de Forrester?


O Barão de Forrester, de nome Joseph James Forrester, nasceu em Hull, na Escócia, a 27 de Maio de 1809.Veio a falecer, vítima de um acidente de barco, no Cachão da Valeira, no dia 12 de Maio de 1861.Veio para Portugal em 1830 e dedicou-se desde muito cedo à carreira comercial, ajudado nesse tempo por um tio, grande comerciante na cidade do Porto.
Tornou-se num homem distinto, de grande cultura, deixando uma extensa obra bibliográfica. Também foi poeta, desenhador e aguarelista. Além dos inúmeros mapas da região demarcada, foi ele o autor do importante mapa “O Douro Português”, traçando o curso deste rio desde a fronteira espanhola até à Foz. Este excepcional trabalho fez com que o governo lhe atribuísse o título de Barão, honraria pela primeira vez concedida a um estrangeiro.  James Forrester foi o primeiro Barão de Forrester, título que lhe foi concedido por D. Fernando II, em 1855, na condição de regente durante a menoridade de D. Pedro V.
Como nesse tempo o acesso para o Douro era dificil, mandou construir um barco do género rabelo, ricamente decorado e apetrechado, onde oferecia grandes jantares aos seus amigos. A tripulação era muito bem remunerada e magnificamente uniformizada. Quando se encontrava hóspede de D. Antónia Adelaide Ferreira, veio a encontrar a morte no barco em que se fazia transportar numa viagem de recreio, voltando-se no traiçoeiro ponto do Cachão da Valeira. Socorridos por outro barco, salvaram-se todos menos o Barão, uma criada e um criado.
Dizem que D. Antónia se salvou graças aos seus vestidos, que se comportaram como um perfeito balão e o Barão se afogou, porque levava na sua faixa uma quantidade apreciável de moedas de oiro. Morreu e ficou sepultado no lugar que mais o impressionava, chegando a desenhá-lo por duas vezes.
Fontes: www.cm-pesoregua.pt
wikipédia (imagens)

Barão Forrester
Retrato do Barão de Forrester
Photo of Joseph James Forrester (1809–1861).jpg
Cachão da Valeira, onde faleceu o Barão de Forrester



Sem comentários:

Enviar um comentário