segunda-feira, 10 de julho de 2017

10 de Julho de 1830: Nasce o pintor impressionista francês, Camille Pissarro

Pintor impressionista francês,Jacob Abraham Camille Pissarro nascido a 10 de julho de 1830 e falecido a 13 de novembro de 1903, foi amigo de Monet, Renoir e Cézanne.
Foi co-fundador do impressionismo, e o único que participou nas oito exposições do grupo (1874-1886). Jacob Camille Pissarro, era filho de Abraham (Frederic) Gabriel Pissarro, um judeu português, transmontano de Bragança, que ainda criança (nos finais do século XVIII) emigrara com os pais para Bordéus, onde na altura existia uma importante comunidade de judeus portugueses refugiados da Inquisição. Camille nasceu a 10 de Julho de 1830 em St. Thomas, nas Ilhas Virgens, para onde o pai se mudara anos antes para servir de executor do testamento de um tio.
A obra de Pissarro caracterizou-se por uma paleta de cores cálidas e pela firmeza com que consegue captar a atmosfera, através de um trabalho preciso da luz. O seu material predilecto foi o óleo, mas também fez experiências com aguarelas e pastel. A estrutura dos quadros de Pissarro encontra total correspondência na obra de Cézanne, já que foi mútua a influência entre ambos. Como professor teve como alunos Paul Gauguin e seu filho Lucien Pissarro.

Os últimos anos da sua carreira artística foram os mais prolíficos. São deste período as cenas da vida parisiense e londrina, paisagens campestres e naturezas mortas que constituem as suas obras mais conhecidas.
Fontes:
Camille Pissarro. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2012.
Wikipedia (Imagens)

Auto retrato - Camille Pissarro
Ficheiro:Camille Pissarro 040.jpg

File:Camille Pissaro et sa femme Julie Vellay en 1877 à Pontoise.jpg
Camille Pissarro e a sua esposa em Pontoise (1877)

Sem comentários:

Enviar um comentário