terça-feira, 1 de agosto de 2017

01 de Agosto de 1936: Início dos Jogos Olímpicos de Berlim, na Alemanha de Adolf Hitler

Os Jogos Olímpicos de 1936 foram realizados em Berlim, Alemanha, entre 1 e 16 de agosto, reunindo cerca de quatro mil atletas de 49 países.
Estes Jogos não se podem dissociar da ideologia nazi imposta na Alemanha pelo ditador Adolf Hitler, que chegara ao poder três anos antes. Hitler sentiu que as Olimpíadas eram o acontecimento ideal para demonstrar a superioridade da raça ariana e tentar convencer o mundo a seguir essa ideologia. Assim, os Jogos de 1936 foram uma grande exposição de propaganda nazi. A bandeira oficial da Alemanha era a bandeira nazi, havia mais suásticas (símbolo da ideologia nazi) ao longo do estádio do que bandeiras olímpicas e cada vitória de atletas alemães era celebrada como uma manifestação de superioridade. Os únicos fotógrafos permitidos eram alemães e, mesmo assim, todas as fotos passavam antes pelas mãos da Censura. A Alemanha encabeçou o quadro de medalhas com um total de 89.
Tentando camuflar a política antissemita e os planos de expansão territorial, o regime nazi alemão explorou os Jogos para fazer passar a imagem de uma Alemanha desenvolvida e tolerante. Ao rejeitar a proposta de boicote aos Jogos de Berlim, os Estados Unidos da América e outras democracias ocidentais perderam a oportunidade de denunciar, já naquela altura, a tirania de Hitler e criar uma espécie de resistência internacional às suas políticas. Até porque, após a conclusão das Olimpíadas, a política expansionista e de perseguição aos judeus encetada pela Alemanha culminou no desencadear da Segunda Guerra Mundial e do holocausto.
Apesar disso, Hitler viu a sua teoria da superioridade da raça ariana contrariada por um negro norte-americano, Jesse Owens, que conquistou as vitórias nas provas de atletismo dos 100 e 200 metros, salto em comprimento e estafeta de 4x100 metros. Hitler retirou-se do estádio aquando da entrega das medalhas ao atleta americano.
Os Jogos de 1936 bateram o recorde de atletas (3963) e países participantes (49) até então e foram os primeiros transmitidos pela televisão. Outra inovação foi a tocha olímpica, transportada em estafeta desde Olímpia, na Grécia, até à capital alemã. Portugal conquistou uma medalha de bronze neste Jogos Olímpicos, na prova de obstáculos em hipismo, denominada Prémio das Nações. José Beltrão, Domingos de Sousa Coutinho e Luís Mena e Silva foram os autores da proeza, numa comitiva portuguesa composta por 19 atletas concorrentes.

Jogos Olímpicos de Berlim, 1936. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2011.
www.tutoriart.com.br
wikipedia (Imagens)  

Arquivo: Bundesarchiv Bild 146-1976-116-08A, Olympische Spiele, Fackelläufer.jpg
A chama olímpica a caminho do estádio


Arquivo: Berlin36-2.jpg
Estádio Olímpico de Berlim em 1936


Sem comentários:

Enviar um comentário