domingo, 13 de agosto de 2017

13 de Agosto de 1961: Início da construção do Muro de Berlim

A 13 de Agosto de 1961 a República Democrática Alemã (RDA) deu início à construção de um muro entre as duas partes de Berlim, cortando o acesso de 16 milhões de alemães ao lado ocidental. 
A RDA via-se ameaçada na sua existência. Cerca de 2 mil fugas diárias tinham sido registadas até 13 de Agosto de 1961, ou seja, 150 mil desde o começo do ano e mais de 2 milhões desde que fora criado o "Estado dos trabalhadores e dos camponeses". Ainda dois meses antes, Walter Ulbricht, chefe de Estado e do partido, desmentira boatos de que o governo estaria a planear fechar a fronteira. Nos bastidores, porém, corriam os preparativos, sob a coordenação de Erich Honecker e com a benção da União Soviética. Guardas da fronteira e batalhões fiéis ao politburo encarregaram-se da tarefa. Honecker não tinha a menor dúvida: "Com a construção da muralha antifascista, a situação na Europa fica estabilizada e a paz, salvaguardada".
As potências ocidentais protestaram, mas nada fizeram. Para os berlinenses de ambos os lados da fronteira, a brutalidade do muro passou a fazer parte do quotidiano. Apenas 11 dias após o início da construção, morreu pela primeira vez um alemão-oriental, Günter Litfin, abatido a tiro durante a tentativa de fuga. A última vítima dos guardas da fronteira foi Chris Gueffroy, morto em Fevereiro de 1989.
Até 1989, o Muro de Berlim foi o símbolo por excelência da Guerra Fria, da bipolarização do mundo e da divisão da Alemanha.
Ainda no início de 1989, Honecker, no poder desde 1971, manifestava confiança na sua estabilidade: "O muro ainda existirá em 50 ou em cem anos, enquanto não forem superados os motivos que levaram à sua construção".
Apenas dez meses depois, a 9 de Novembro daquele ano, os habitantes de ambas as partes da cidade festejaram o fim do  muro que acabou derrubado pouco a pouco e vendido aos pedaços como souvenir.
Menos de um ano depois, o país dividido desde o fim da Segunda Guerra foi unificado.
Fontes:www.dw.
wikipedia(Imagens)

Ficheiro:Berlin Wall 1961-11-20.jpg
A construção do Muro (1961)
Ficheiro:Berlin-wall-map.png

Mapa do traçado do Muro



Sem comentários:

Enviar um comentário