segunda-feira, 17 de junho de 2019

17 de Junho de 1882: Nasce o compositor russo Igor Stravinsky, autor de "Sagração da Primavera", "Petroushka", "Pássaro de Fogo".

Filho de um cantor da Ópera Imperial e de uma pianista, Igor Stravinsky  nasceu a 17 de Junho de 1882 em Orienbaum na Rússia. Começou a estudar música aos nove anos.

Estudou música com o compositor Rimski-Korsakov, que o apresentou ao coreógrafo Diaghilev, para quem compôs os balés "Pássaro de Fogo" e "Petrushka", em 1910 e 1911, respectivamente. O colorido e o dinamismo das novas composições causaram um vivo impacto no público.

Em 1913, a estreia de "Sagração da Primavera" não obteve o mesmo êxito. Com coreografia de Nijinski, a obra apresentava dissonâncias de difícil assimilação para o público.  A sua primeira ópera, "O Rouxinol", foi composta em 1914.

Com a eclosão da Primeira Guerra Mundial, Stravinsky foi para a Suíça, onde compôs "História de um Soldado" e "Ragtime", posteriormente  estabeleceu-se em França.
Stravinsky passou a compor num particular estilo neoclássico. São dessa época a ópera-oratório "Édipo-Rei", com texto em latim, e o melodrama "Perséfone", com texto de André Gide. Em 1939, Stravinsky foi para os Estados Unidos, onde criou muitas composições sob encomenda. Nos anos 50, adoptou as técnicas musicais de Schoenberg e de Anton Von Webern. Criou a cantata Threni, em 1958, e no ano seguinte "Movimentos para piano e orquestra". Stravinsky realizou sua última gravação em 1967, já com a saúde abalada. Faleceu a 6 de Abril de 1971.


Fonte: UOL Educação
wikipedia (imagens)



Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.