Uma fotografia do antigo Presidente sul-africano Nelson Mandela, tirada em 1952, superou as expectativas da casa de leilões Stephan Welz & Company, ao ser arrematada por 72.800 rands (6.400 euros), o dobro do esperado.
A imagem, capturada pelo fotógrafo Jürgen Schadeberg, alcançou os 72.800 rands, quando as estimativas iniciais se situavam entre 30.000 e 40.000 rands (entre 2.650 e 3.500 euros), indica hoje o jornal sul-africano The Times, na sua edição electrónica, sem avançar detalhes sobre a pessoa que a comprou.
Antes da venda, o director da casa de leilões, Fred Scott, realçou que "Jürgen capturou a perfeição de Mandela num momento de reflexão, tornando essa fotografia numa obra de arte e num pedaço de história", refere a agência noticiosa espanhola Efe, citando o diário.
A fotografia, a preto e branco, mostra um jovem Mandela no escritório de advocacia, o primeiro regido por negros na história do país, que tinha acabado de abrir com Oliver Tambo, um outro ícone da luta contra o apartheid.
Mandela, 94 anos, que apresenta um delicado estado de saúde, vive em Qunu, onde passou a sua infância, regressando a Joanesburgo apenas para se submeter a exames médicos.
No último ano e meio, Mandela foi hospitalizado por duas vezes, estando, por isso, sobre permanente vigilância médica na sua residência.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.