quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

30 de Janeiro de 1649: execução de Carlos I de Inglaterra

Carlos I foi rei de Inglaterra de 1625 a 1649. Segundo filho do rei Jaime I e Ana da Dinamarca, Carlos nasceu a 19 de Novembro de 1600 no palácio de Dunfermline na Escócia. Assumiu o trono depois da morte do seu pai, já que o seu irmão mais velho, Henry, também havia morrido. Depois de coroado, Carlos  casou-se com Henrieta Maria, irmã do rei francês Luís XIII. Tal como o seu pai, Carlos também defendia o absolutismo.
Assim que se tornou rei de Inglaterra, Carlos foi obrigado a assinar a Petição dos Direitos, um documento que proibia a Coroa de convocar o exército ou adoptar medidas económicas sem a aprovação do Parlamento. Os ingleses enfrentavam uma crise económica oriunda de uma vitória sobre a Espanha em 1588, quando, governada pela rainha IsabelI, a Inglaterra investiu mais dinheiro do que podia na manutenção do seu exército.
Carlos, autoritário como o pai, não cumpriu o que estava estipulado no documento e a sua postura não agradava aos ingleses. Além de tentar impor aos escoceses (na sua maioria, presbiterianos) a prática do anglicanismo, sancionou uma antiga lei de cobrança de impostos chamada “Ship Money”.
Carlos dissolveu e convocou o Parlamento por diversas vezes. Por não cumprir a lei que proibia a dissolução do mesmo, enfrentou uma onda de protestos, liderada por Oliver Cromwell, resultando numa guerra civil. Em 1645 o exército de Cromwell (cabeças redondas, por causa do corte de cabelo) venceu, pondo fim à guerra. Carlos, derrotado,  refugiou-se em Espanha. Em 1648 foi capturado e no dia 30 de Janeiro de 1649 foi decapitado.
Durante o reinado do seu filho, Carlos II, Carlos I foi oficialmente canonizado pela Igreja Anglicana como "Rei Carlos, o Mártir" e "São Carlos Stuart", o único santo a ser oficialmente canonizado pela Comunhão Anglicana. A data da sua festa litúrgica varia dependendo dos calendários anglicanos locais. Ele é considerado um mártir que morreu pela preservação da sucessão apostólica na Igreja Anglicana. 
 wikipedia (Imagens)
Ficheiro:Charles I (1640).jpg
Carlos I retratado por Anthony van Dyck em 1640

Carlos I retratado por Anthony van Dyck
File:Contemporary German print depicting Charles Is beheading.jpg
Gravura alemã do século XVII representando a decapitação de Carlos I

Sem comentários:

Enviar um comentário